jusbrasil.com.br
9 de Maio de 2021
    Adicione tópicos

    Desafios da Advocacia para os Novos Advogados !

    Vencendo medos e inseguranças.

    Nathalia Miranda, Advogado
    Publicado por Nathalia Miranda
    ano passado

    Chegamos até aqui, após muitas escolhas e desafios, determinamos o curso, escolhemos a instituição de ensino, encaramos os cinco anos de estudos, depois nos preparamos para o temido exame da ordem dos advogados, conseguimos a aprovação, e finalmente nos, é entregue a carteira.

    E aí ?! Batalhamos até o ponto máximo da nossa alegria: receber a carteira!!!!

    Alcançamos o sentimento de dever cumprido, mas o que não nos contam na faculdade, é que no minuto seguinte nossa cabeça pira com tantas possibilidades, tantas dúvidas sobre a profissão na prática, entre escolher advogar por conta, ou advogar para um escritório sólido que lhe permita, o aprimoramento técnico da advocacia, ou ainda, dúvidas quanto à escolha da área de atuação, de técnicas de atendimento ao cliente, de consolidação do seu nome, da sua identidade jurídica e diversos outros temas que causam (medo).

    Entretanto, não podemos nos desesperar, se escolhemos a profissão das nossas vidas, aquela que nos faz felizes diariamente, quer dizer, que estamos prontos para os desafios, que conseguiremos com muito empenho e dedicação mover nossas incertezas às certezas.

    Assim, como muito de vocês tenho meus momentos de questionamentos sobre o que fazer com a minha carreira, de desejar ter mais experiências, do que realmente tenho, mas são pensamentos que vão embora, pois assim como, a faculdade, academia, idiomas, os resultados vem diariamente, pouco a pouco. O importante é nunca desistir e SEMPRE, encontrar maneiras de melhorar o desempenho.

    Isto quer dizer, que não adianta ficar parado, esperando o cliente, esperando o curso de especialização, esperando a vida te trazer experiências, sem de fato se empenhar por conquistá-las.

    No meu caso, tento ao máximo fazer cursos da área do direito, sem cobranças, vou fazendo cursos gratuitos e pagos na medida do meu tempo e da minha disponibilidade, estudando por conta nos momentos vagos, lendo teses jurídicas, jurisprudências e assuntos relacionados.

    Além disso, sempre participo de eventos da OAB, são eventos muito informativos que na maioria das vezes são gratuitos, agregam conhecimentos em diversas áreas e temáticas, além de te inserir ao mundo jurídico da sua cidade, pois na casa da advocacia, você conhece outros advogados, novos e mais antigos, podendo negociar parcerias e novos projetos, além de, ter grandes chances de conhecer novos amigos.

    Acho que a grande sacada, é não perder o foco da advocacia, se empenhar em estudar, especializar, conhecer pessoas da área, aprimorar conhecimentos técnicos, mas sempre de forma natural e organizada.

    Não há problema algum, em experimentar ao máximo, todas as possibilidades que nos são apresentadas, sem julgamentos e pré conceitos, cada um tem o seu momento e sua qualidade, cada um trilhará um caminho que levará ao sucesso, e cada um conhecerá dificuldades de formas distintas, e é neste ponto que organizar as ideias e entender seu funcionamento pessoal ajuda a definir sua carreira, seguir os passos de mais experientes e uma forma de acertar, mas também é preciso ousar, num mundo tão competitivo.

    Desta forma, não existem motivos para o desespero, o sucesso e o reconhecimento virão, a nossa satisfação pessoal também, pois cada conquista é importante, ainda que pequena !!

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)